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Central de Ajuda

      Para atualizar seu cadastro é bem simples em nosso site e aplicativo CPFL. Se tiver algum dado divergente em seu cadastro, ou quiser complementar as informações com e-mail e telefone, acesse o serviço Meus dados.

      É rápido, prático e sem sair de casa. Confira agora se os seus dados estão atualizados clicando aqui.

      - Como faço para acompanhar as minhas solicitações em andamento?

      Você pode acompanhar todas as suas solicitações através do nosso site e do aplicativo CPFL Energia. Mesmo que você tenha ido até uma agência ou ligado para nós, pode sempre acompanhar seus pedidos de forma rápida através do Consulta de serviço solicitado.

      Tem alguma pendência com a gente? Confira aqui qual o andamento!

      Você pode acompanhar todas as suas solicitações através do nosso site e do aplicativo CPFL Energia. Mesmo que você tenha ido até uma agência ou ligado para nós, pode sempre acompanhar seus pedidos de forma rápida através do Consulta de serviço solicitado.

      Tem alguma pendência com a gente? Confira aqui qual o andamento!

      Para fazer o envio dos seus documentos é fácil. Em nosso site ou no aplicativo CPFL Energia, é só ir no serviço Envio de documentos.

      Lá você pode selecionar o tipo de documento que está pendente de envio, e vincular o seu código ou seu protocólo de atendimento.

      Feito isso, nós precisaremos que você faça o envio dos documentos solicitados. Você pode escanear para enviar, ou pode usar a câmera do seu dispositivo para tirar a foto na hora. Mas preste atenção nas nossas dicas para evitar que sua solicitação não seja recusada.

      É importante que todos os documentos estejam legíveis e com boa qualidade.

       

      Precisa nos enviar algum documento? Faça agora clicando aqui.

      Cada uma das 4 distribuidoras do Grupo CPFL possui um numero. Eles são:

      27351 - CPFL Paulista

      27304 - CPFL Piratininga

      26805 - CPFL Santa Cruz

      27350 - RGE

      Para se cadastrar, envie a palavra IN e o SEU CÓDIGO para o número da sua distribuidora descrito acima, por exemplo: IN123456789.

      Salve o número da distribuidora na sua agenda para facilitar, e sempre que quiser você pode solicitar/informar:

      Falta de energia

      Envie apenas o seu código para o número da sua distribuidora.

      Segunda via de contas

      Envie a palavra CONTA + seu código para o número da sua distribuidora.

      Consulta a débitos

      Envie a palavra DEBITO + seu código para o número da sua distribuidora.

      Religação 24h

      Envie a palavra RELIGA + seu código para o número da sua distribuidora.

      Outros serviços

      A CPFL informará quando houver falta de energia coletiva ou recusa no atendimento dos serviços de ligação nova, religação e desligamento definitivo para os clientes que estão cadastrados no serviço de SMS.

      Cancelamento

      Se desejar cancelar seu cadastro de envio e recebimento de mensagens, envie a palavra CANCELA e o seu código para o número da sua distribuidora, descrito na tabela.

      Outra forma de se cadastrar é acessando o serviço Cadastro de SMS em nosso site ou aplicativo CPFL Energia. Para acessar, clique aqui ;)

      O serviço é exclusivo para clientes cadastrados em planos sociais oferecidos pelo Governo Federal. Se você se enquadra nesse perfil, pode fazer a solicitação em nosso serviço Cadastro de baixa renda no site ou aplicativo CPFL Energia.

      Para fazer agora, clique aqui.

      O contrato de fornecimento está disponível em nosso site e no aplicativo CPFL Energia. Você pode solicitar e consultar a qualquer momento.

        A conta mínima está prevista na regulação setorial e estabelece o valor mínimo da conta de energia que o cliente poderá ser faturado.

        Confira abaixo algumas informações importantes:

        Se na conta aparecer a mensagem "NÃO RECEBER" ao invés de ter o código de barras. Não se preocupe, pois não serão cobrados nenhuma taxa ou encargo por não fazer o pagamento quando vier conta mínima.

        Sua conta estará disponível para pagamento quando acumular 3 meses de conta mínima.

        Se você não quiser realizar o pagamento das contas mesmo que elas tenham o valor abaixo do estabelecido para a conta mínima, é só acessar o nosso site ou aplicativo CPFL Energia e selecionar a opção Conta mínima no menu Minha conta.

        Quer acessar a funcionalidade agora? Clique aqui.

        Você pode consultar todas as contas pagas e as que estão em aberto através do serviço "Débitos e 2ª via de conta" em nosso site ou pelo aplicativo.

        Você também pode visualizar e imprimir todas as contas que precisar.

        Acesse agora clicando aqui.

        Sempre que tiver qualquer suspeita de fraude relacionada a sua conta, você pode acessar o serviço de Débitos e 2ªvia de conta em nosso site ou no aplicativo da CPFL. Lá nós temos o seu histórico e você consegue comparar se a conta recebida é igual a conta em nosso sistema.

        Através do serviço Histórico de Consumo, você consegue acompanhar em um gráfico como está o uso da energia em seu imóvel nos últimos 12 meses. Além do consumo, é exibido o seu histórico de faturamento, que mostra quanto você pagou por mês no último ano.

        É uma excelente forma de ver os meses que em que o consumo é maior, e ajuda a pensar em novas formas de economizar!

        Acesse agora clicando aqui.

         

        Se você precisar alterar a titularidade e passar a conta para o seu nome, pode fazer isso através do nosso site ou aplicativo.

        Para alteração de pessoa física precisará ter:

        O endereço completo da instalação;

        O nome completo, RG e CPF do novo titular.

        Em transferência para pessoa júridica precisará ter:

        O endereço completo da instalação;

        O nome completo, RG e CPF do solicitante;

        Cartão do CNPJ original;

        Contrato Social.

        Durante o processo você precisará enviar para nós fotos dos seus documentos, e uma selfie sua com o seu documento com foto ao lado do rosto. Elas podem ser tiradas antes, durante ou depois da realização.

        Para acessar esse serviço agora, clicando aqui

         

        Se precisar, você pode sim alterar o endereço de entrega da sua conta. Isso é comum quando um cliente tem mais de um imóvel e quer receber todas as contas em um único local.

        A forma mais fácil de receber todas as contas juntas é selecionando a opção de conta por e-mail. Dessa forma, sua conta chega até 5 dias antes da conta impressa, não tem chance de extraviar ou molhar e se precisar de algum comprovante de pagamento, ela estará sempre disponível em seu e-mail, no nosso site e aplicativo CPFL.

        Que tal mudar a sua conta para a conta digital? Acesse o serviço aqui

         

         

        Sim. Na área de equipamentos de medição e datas de leitura na sua conta, nós apresentamos a data da leitura anterior, da leitura atual e a data da próxima leitura.

        Se não estiver com a sua conta em mãos, não se preocupe! Em nosso site e no aplicativo CPFL Energia, você consegue consultar a data de forma rápida e prática de onde estiver.

        Gostou dessa dica? Clique aqui para acessar o serviço de Data de leitura

         

         

        Em área rural a leitura é feita um mês pela CPFL e no outro pelo morador/proprietário do imóvel. Você pode saber a data da próxima leitura na sua conta, ou acessando o serviço Data de Leitura em nosso site.

        Quando for a sua vez de informar a leitura, também pode fazer isso de forma bem rápida através do serviço Auto leitura rural disponível no aplicativo CPFL Energia ou em nosso site.

        Não esqueça de manter o acesso livre ao medidor.

        Você pode fazer o cadastro da conta em débito automático pelo serviço em nosso site e aplicativo CPFL Energia para os bancos:

        Bradesco

        Banco do Brasil

        Santander

        Itaú Unibanco

        Mercantil do Brasil

        Sicredi

        Para outros bancos, você deve realizar o cadastro direto com os canais de atendimento disponíveis.

        Para realizar o cadastro com a gente você precisa da agência, numero da conta, nome, CPF e RG do titular da conta.

        Evite esquecimentos, faça o seu cadastro agora clicando aqui.

        A troca pode ser feita em nosso site ou aplicativo. Para isso é só selecionar o serviço Alterar data de vencimento e escolher uma das datas disponíveis para a alteração, que são: 03, 08, 13, 18, 23, 28 e a data padrão da CPFL, que é variável de acordo com o cronograma de leitura da distribuidora.

        Mas atenção! Essa data só pode ser alterada uma vez por ano.

        Precisa fazer a alteração? Clique aqui para fazer agora (:

        Evite luzes acessas durante o dia, deixe janelas e cortinas abertas, aproveite ao máximo a luz natural e quando sair do cômodo apague a luz.

        Abra porta da geladeira apenas quando for necessário, deixe o termostato sempre ajustado de acordo com a temperatura do ambiente.

        Não deixe os seus equipamentos ligados o tempo todo na tomada.

        Acumule roupas para lavar e evite ligar a máquina várias vezes para lavar poucas peças, o mesmo vale para o ferro de passar.

        Na hora do banho, deixe o chuveiro ligado apenas na hora de molhar/enxaguar o corpo e desligue quando for se ensaboar.

        As tarifas da conta de luz são determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O valor do reajuste é determinado pelo órgão regulador e só são alteradas uma vez por ano, podendo aumentar ou reduzir.

        São diversos fatores que podem fazer a conta de energia variar para mais ou para menos entre um mês e outro, sendo que muitos deles estão ligados diretamente aos hábitos de consumo.

        Confira abaixo alguns motivos:

        Dias de consumo: Todo mês a CPFL/RGE faz a leitura do seu consumo. Essa leitura pode ter uma variação em relação a quantidade de dias, que pode ter um intervalo de 27 ou até 34 dias. É comum o consumo ser menor nos meses com menos dias e maior nos meses que o faturamento referente a 33 ou 34 dias.

        Dica importante: Você pode conferir as datas da sua leitura anterior, da atual e da próxima diretamente na sua conta, no nosso site ou no app CPFL Energia.

        ICMS: No Estado de São Paulo, a cobrança da alíquota de ICMS (Imposto estadual) também interfere na variação. Para os clientes que tem o consumo próximo a 200kwh. Consumo até 199kwh é cobrado 12% de alíquota, consumo acima de 200kwh a alíquota será de 25% em cima do consumo faturado.

        Período de férias e festas: Nos meses de férias de dezembro a janeiro e também julho, o consumo pode subir por passamos mais tempo em casa e em consequência utilizamos mais equipamentos. Já em momentos de festas comemorativas como aniversários, natal e ano novo, costumamos receber mais pessoas em casa, e também aumentar o consumo por esse motivo.

        Clima: Nos meses de inverno a variação pode ocorrer devido a utilização do chuveiro em potência máxima e uso de aquecedores. Já no verão, a utilização de ventiladores, climatizadores e ares condicionados por um período maior podem aumentar bastante o consumo.

        A bandeira tarifária corresponde a um cálculo do custo sazonal de geração de energia, ou seja, a variação de preço para gerar energia elétrica conforme a época do ano, volume de chuvas, disponibilidade hídrica, entre outras variáveis.

        As informações sobre as bandeiras estão sempre disponíveis na conta de luz. Dependendo da situação, elas podem ser:

        Bandeira verde: Condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo.

        Bandeira amarela: Condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kWh consumidos.

        Bandeira vermelha Patamar 1: Condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 4,00 para cada 100 kWh consumidos.

        Bandeira vermelha Patamar 2: Condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de $6,00 para cada 100 kwh consumidos, a partir de 01/07/21 o valor foi de R$9,49 a cada 100 kWh consumidos.

        Bandeira Escassez Hídrica: Custos previstos em Resolução 3/21 da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética. A tarifa sofre acréscimo de R$14,20 a cada 100KWh consumidos (exceto para clientes Baixa Renda).

        A tarifa branca é uma nova opção de cobrança do consumo de energia no qual o preço do kWh tem uma variação conforme o horário e o dia da semana.

        As variações ocorrem em três horários:

        Ponta (horário de pico) – energia mais cara

        Intermediário – energia com preço mediano

        Fora de ponta (fora do horário de pico) – energia mais barata

        Atualmente, em 2019, apenas clientes com consumo acima de 250 kWh/mês nos últimos 12 meses ou novos clientes podem aderir a modalidade. A partir de 2020, estará disponível para todos os clientes.

        A adesão a modalidade pode ser feita em nosso site e aplicativo pelo serviço de Tarifa branca. Clique aqui para ir agora.

        Para mais informações, a ANEEL tem um site com todos os detalhes que pode ser acessado clicando aqui.

        Não se preocupe, pode desconsiderar o aviso. O aviso só é emitido se, na data de faturamento da sua conta, ainda constava conta vencida em aberto.

        A CPFL/RGE criou um carimbo na conta avisando sobre o risco de corte, como uma forma de alertar sobre contas em aberto. Vale lembrar que o corte só poderá ocorrer a partir do dia 1º de Agosto de 2020.

        Acesse agora clicando aqui.

          Atualmente temos 4 formas rápidas de reportar uma falta de energia: pelo site, aplicativo CPFL Energia, WhatsApp e por SMS. Cada um tem uma vantagem: No site você não precisa fazer nenhum download, e apenas o endereço já é suficiente para fazer o registro; Através do aplicativo da CPFL, seu cadastro está sempre disponível, sem precisar ficar procurando informações sobre o imóvel, basta ir direto ao serviço!; Por SMS é simples, mesmo sem pacote de internet é dificil alguém não ter disparos ilimitados não é mesmo?

          Está sem energia agora? Acesse aqui o serviço.

          Sim, pois é necessário que a CPFL faça a programação para desligar a energia antes da reforma e ligar novamente após tudo concluído. É importante também que o novo padrão seja adequado de acordo com a norma técnica atual (que pode ser acessada aqui).

          Sempre que for reformar ou trocar o postinho padrão, pode acessar o serviço de Reformar o meu poste padrão no nosso site ou aplicativo CPFL Energia e fazer a solicitação (:

          Para acessar agora, clique aqui.

          A solicitação pode ser feita em nossos canais de atendimento, e a forma mais fácil de solicitar, é através do nosso site. Para registrar este serviço no caso de um imóvel novo, tenha em mãos a relação completa dos aparelhos que serão instalados no imóvel e que a montagem do padrão de entrada (postinho, caixa, disjuntor, fios instalados, DPS, ART quando houver necessidade entre outros) esteja concluída e o livre acesso até o padrão de entrada para instalação do medidor.

          Também é necessário que exista rede a menos de 30 metros do postinho e que o número esteja fixado (recomenda-se sempre placa de ferro ou madeira presa no postinho pintado com tinta óleo).

          Observação: Não é aceita a identificação com material não resistente ao tempo.

          A primeira vistoria da ligação é gratuita.

          Quando existir a recusa do pedido, na regularização da solicitação, é cobrada taxa de vistoria de acordo com a fase do cliente.

          Informações e documentos necessários para solicitação:

          PESSOA FÍSICA

          » Nome completo do responsável

          » Original do CPF (não pode estar em situação cadastral cancelada ou anulada na Receita Federal)

          » RG, Órgão Emissor e UF (ou outro documento oficial com foto)

          » Data de nascimento

          » Estado civil

          » Endereço do local a ser ligado

          » Atividade a ser exercida no imóvel

          » Metragem da área construída do local

          » Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências

          » Endereço da entrega de conta, caso seja diferente da unidade a ser ligada

          » Telefone para contato e e-mail se possuir

          Importante: Os documentos originais devem ser apresentados em um dos seguintes locais:

          » Agências de atendimento

          » Credenciados CPFL Total

          » Local da instalação (para o eletricista no momento da ligação)

          » Site de serviços online da CPFL Energia

          PESSOA JURÍDICA

          » Razão Social e Nome Fantasia

          » CNPJ

          » Data de Início da Atividade

          » Número da Inscrição Estadual (exceto para atividades com características autônomas)

          » Endereço do local a ser ligado

          » Atividade a ser exercida no imóvel

          » Metragem da área construída do local

          » Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências

          » Endereço da entrega de conta, caso seja diferente da unidade a ser ligada

          » Telefone para contato e e-mail se possuir

          Para solicitar uma ligação nova agora, clique aqui.

          Para religar a energia do seu imóvel, primeiramente você precisa realizar o pagamento das contas em atrasos que levaram ao corte. Para solicitar a religação, é só entrar no nosso site ou aplicativo CPFL Energia e acessar o serviço de Religar energia.

          É importante anexar o comprovante do pagamento durante a sua solicitação para agilizar o seu atendimento.

          Precisa religar a energia? Clique aqui para acessar agora.

          Desligar a energia ao se mudar é muito importante para não gerar cobranças indevidas em seu nome. Para solicitar o cancelamento/desligamento de energia em sua casa, você acessa o nosso site ou aplicativo CPFL Energia e seleciona o serviço Desligar energia.

          Feito isso, sua energia será desligada em até 2 dias úteis e será emitida uma última fatura com o seu consumo final.

          Para acessar esse serviço agora, clique aqui.

          Sim. Todo vez que precisamos fazer algum tipo de manutenção que vai interromper o fornecimento de energia, nós fazemos o aviso com antecedência através de carta. Além disso, nós também avisamos pelo site e pelo aplicativo CPFL Energia sempre que tiver uma programação.

          Quer fazer uma consulta? Acesse aqui o serviço de Desligamento programado.

          Para alterar a carga de seu imóvel você deve adequar o seu postinho padrão com um profissional habilitado a realizar o serviço. Feito isso, você pode realizar a solicitação no site ou aplicativo CPFL Energia atravé do serviço Alteração de Carga.

          Se precisar do serviço agora, clique aqui para acessar.

          As equipes que realizam a religação de energia para os casos de corte por inadimplência (falta de pagamento) executam o serviço das 08:00 às 23:00.

          Depois de solicitar a religação é importante manter o acesso livre ao seu relógio de luz (medidor) para que a nossa equipe possa religar sua energia, pois sem o acesso o serviço não pode ser executado. É importante lembrar que sem energia a campanhia/internfone não toca.

          - Você pode acompanhar a sua solicitação em Consulta de serviço solicitado, aqui no nosso site/aplicativo;
          -Se você não anexou o comprovante do pagamento pelo site ou aplicativo, lembre-se de deixar os comprovantes de todas as contas vencidas até a data do corte junto com o medidor de energia. Nossa equipe não poderá religar sua energia sem verificar o comprovante de pagamento antes;
          - Se você já anexou o comprovante no site ou aplicativo não precisa se preocupar em mostrar novamente;
          - Para sua segurança: não tente realizar a religação sozinho e mantenha a distância dos fios. Caso seja removido o selo de corte do seu medidor, e você mesmo religue a energia, será cobrada uma taxa adicional mesmo que esteja com as contas pagas.

            Na CPFL/RGE o prazo de atendimento de até 10 dias úteis.

            Se o cliente ainda não estiver cadastrado no programa do governo o prazo inicial depende de cada Prefeitura. Depois de conseguir o benefício junto à Prefeitura deverá esperar 5 dias para dar tempo de constar no sistema do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e entrar em contato com a CPFL/RGE.

            Para mais informações sobre benefícios e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            Se a conta for do mês de referência abril/20, será ressarcido na próxima fatura, porém será devolvido somente a diferença do desconto não aplicado, pois os impostos e demais itens faturados continuam sendo cobrados normalmente.

            Se a conta do próximo mês não tiver valor para pagamento o cliente pode optar por devolução em conta, dessa forma, seguir o procedimento para devolução.

            Para mais informações sobre benefícios e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            As contas emitidas a partir de 09/04/2020 já terão os descontos aplicados, e desta forma o cliente precisa efetuar o pagamento.

            Já as contas emitidas antes disso, ou seja, de 01/04/2020 até 08/04/2020 serão tratadas pela Distribuidora independente do contato do cliente ou não, por isso, não há necessidade de registrar a solicitação de refaturamento.

            O cliente que ainda não pagou a fatura receberá a nova fatura com os valores corretos para pagamento.

            Para mais informações sobre benefícios e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            Você pode fazer o cadastro agora e passará a ter isenção a partir do momento que o cadastro for confirmado.

            Não haverá crédito retroativo, os novos descontos passam a valer a partir do primeiro faturamento ocorrido após a confirmação do cadastro.

            Lembrando da vigência desse novo desconto de 01/04 à 31/07/2020.

            Para mais informações sobre benefício e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            O desconto será aplicado aos primeiros 220kWh de consumo.

            O consumo de energia que ultrapassar 220kWh não terá incidência de desconto e será cobrado normalmente.

            Para mais informações sobre benefícios e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            Sim, a fatura será envida normalmente, pelos meios de entrega: e-mail, SMS ou presencial.

            Para mais informações sobre benefícios e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            Tem direito os consumidores que possuem cadastro no Programa Social Bolsa Família ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).

            Para conseguir o benefício é necessário procurar a Prefeitura do Município.

            Para saber se tem acesso clique aqui.

            Para mais informações sobre benefícios e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            Para se cadastrar na CPFL/RGE como Baixa Renda primeiro é necessário estar cadastrado em um dos programas abaixo, a conta de energia deve estar em nome de quem tem o NIS/NB ou do responsável legal (se não estiver, pode ser feita uma atualização cadastral e alterar o nome do titular clique aqui e o Consumidor deverá informar:

            • NIS (cadastrado no Programa Bolsa Família) ou NB (cadastrado no BPC).
            • Programa Bolsa Família - informar o NIS (Número de Identificação Social);
            • BPC (Benefício de Prestação Continuada) - informar o NB (Número do Benefício).
            • Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional ou;
            • Quem receba o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social  BPC, nos termos dos Art. 20 e 21 da Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993 ou;
            • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
            • Família de Índios ou Quilombolas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

            Para mais informações sobre benefícios e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            Para ter direito é necessário estar cadastrado em um dos programas do Governo.

            Para conseguir esse cadastro é necessário procurar a Prefeitura do Município.

            Após conseguir o cadastro na Prefeitura deverá entrar em contato com a CPFL/RGE. Os programas que dão direito ao benefício Baixa Renda são:

            • NIS (cadastrado no Programa Bolsa Família) ou NB (cadastrado no BPC)
            • Programa Bolsa Família - informar o NIS (Número de Identificação Social)
            • BPC (Benefício de Prestação Continuada) - informar o NB (Número do Benefício)
            • Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional ou;
            • Quem receba o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social  BPC, nos termos dos Art. 20 e 21 da Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993 ou;
            • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
            • Família de Índios ou Quilombolas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

            Para mais informações sobre benefícios e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            Não, auto declaração não terão direito.

            Para mais informações sobre benefícios e outras ações da CPFL/RGE durante esse período acesse www.cpfl.com.br/covid19.

            A Aneel determinou por meio da Resolução Normativa nº 878 de 24 de março de 2020 que todas as distribuidoras de energia não poderão realizar nenhum corte de energia por falta de pagamento para cliente RESIDENCIAL, RURAL RESIDENCIAL e de SERVICOS ESSENCIAIS listados no decreto presidencial, até o dia 31 de julho de 2020.

            A medida foi criada para preservar a prestação do serviço de distribuição de energia elétrica em decorrência da pandemia do corona vírus (COVID-19).

            As contas serão geradas normalmente durante esses meses e o pagamento precisa ser feito para evitar o acumulo do valor, juros por atraso e um possível corte após o período determinado pela resolução.

            Para saber mais, acesse http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2020878.pdf.

            Se você não realizar o pagamento, no mês seguinte recebera uma notificação na própria conta (na tarja amarela de AVISOS IMPORTANTES). Você pode ser cortado a partir de 2 a 3 dias uteis após o aviso.

            Para preservar a prestação dos serviços públicos em meio a pandemia do coronavirus (COVID-19), a Aneel determinou que no período de 24 de marco até 31 de julho de 2020, nenhum cliente residencial ou de serviço essencial será cortado. Após essa data, as ações de corte voltarão normalmente.

            Para mais informações, acesse http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2020878.pdf.

            Sim. Todos os estabelecimentos não listados no decreto presidencial como serviço essencial poderão ser cortados.

            Isso inclui a maioria dos clientes comerciais, industriais, poder público e rurais (com exceção do rural residencial).

            Clientes residenciais que cancelarem voluntariamente o débito automático ou de outras formas de pagamento automático até então vigentes, e ficarem inadimplentes, também poderão ser cortados.

            Para mais informações, acesse http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2020878.pdf.

            Não. Você precisa fazer a quitação das dívidas antes de solicitar a religação, que para sua comodidade pode ser feita no nosso aplicativo ou no site clicando aqui .

            Para mais informações, acesse http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2020878.pdf.

            Não, as contas serão faturadas e enviadas normalmente, mas caso tenha algum problema, pode consultar e pegar a segunda via clicando aqui ou pelo no aplicativo CPFL Energia.

            Por determinação da Aneel os cortes por falta de pagamento estarão suspensos até 22/06/2020, porém as multas e juros das faturas pagas em atraso serão cobrados normalmente.

            Para maiores informações acesse: http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2020878.pdf.

            Sim. As contas continuam sendo entregues normalmente por e-mail e nos locais onde não há impedimento para a circulação de pessoas, além de estarem disponíveis nos canais de atendimento digital, se precisar pode pegar uma segunda via clicando aqui ou em nosso aplicativo CPFL Energia.

            O pagamento precisa ser feito normalmente para evitar acúmulo de contas, juros por atraso e um possível corte após o período do decreto.

            Para mais informações, acesse http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2020878.pdf.

            Sim. Recomenda-se que as contas sejam pagas na data normal para evitar incidência de juros pelo atraso.

            Todas as outras ações de cobranças admitidas pela legislação serão mantidas normalmente durante o período.

            Para mais informações, acesse http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2020878.pdf.

            A Aneel determinou que nenhum corte de energia será feito para clientes residenciais ou de serviços essenciais no período de 24 de março a 31 de julho de 2020;

            As bandeiras tarifarias continuam de acordo com as condições de fornecimento;

            As leituras serão feitas normalmente e as contas não vão acumular nesse período, porém no caso que exista impossibilidade do acesso para realização da leitura devido a algum impeditivo imposto por algum decreto municipal/estadual/federal, a sua conta pode ter o seu faturamento pela média aritmética.

            Após a normalização do serviço de leitura, será contabilizado a diferença dos faturamentos a menor ou a maior para compensação na próxima fatura.

            A entrega das contas será feita normalmente, mas caso tenha algum problema, pode consultar e pegar a segunda via no aplicativo ou site da CPFL/RGE;

            Clientes que recebem a conta em ponto físico precisarão pegar a conta no site ou aplicativo;

            Caso as contas não sejam pagas antes da data de vencimento, poderão ser cobrados juros e multa pelo atraso normalmente

            Você encontrará todas as informações em www.cpfl.com.br/bonus.

              A forma de solicitação pode variar de uma localidade para outra, pois existem cidades que possuem um acordo com a CPFL em que as solicitações de manutenção de lâmpadas em locais públicos é uma responsabilidade da empresa, e nas que não possuem, esses reparos são de responsabilidade da prefeitura.

              Você consegue saber se em sua cidade é a CPFL ou prefeitura em nosso serviço Reparos de iluminação pública no nosso site ou aplicativo CPFL Energia. Para acessar agora, clique aqui.

              Para prevenir acidentes e minimizar riscos, a CPFL realiza a poda quando os galhos estão muito próximos da rede elétrica. Quando a situação não oferece risco ou são árvores menores, outros profissionais podem realizar a execução do serviço.

              Se você precisa solicitar o serviço, acesse o Poda de árvore em nosso site ou aplicativo CPFL Energia ou clique aqui.

              Os equipamentos que mais consomem energia são o chuveiro elétrico e a geladeira. Em tempos quentes ou frios, o ar condicionado e aquecedor podem aparecer para aumentar consideravelmente o consumo. Um ponto de atenção muito importante que também faz o consumo se elevar, são os hábitos de utilização e o estado de conservação desses equipamentos.

              Você sabia?
              Em uma casa com duas pessoas, que ficam fora o dia todo, a geladeira pode ser a principal responsável pelo consumo de energia? Ela é o único equipamento que normalmente deixamos ligado 24 horas, todos os dias.

              Dicas importantes:
              Para a geladeira, o ideal é que o termostato esteja sempre ajustado, evitar abrir e fechar a porta o tempo todo e não esquecer pela porta aberta. No inverno ou em períodos mais frios, você pode economizar muito diminuindo a potência de esfriamento.

              Para o chuveiro elétrico, devemos tomar cuidado com o tempo de utilização, uma dica importante para economia é ligar o chuveiro apenas na hora de molhar/enxaguar o corpo e cabelo, fazendo isso você não só economiza na conta de energia, mas a água também.

              Em tempos em que é preciso usar o ar condicionado ou aquecedor, procure programar o equipamento para desligar depois de um tempo de uso e não usar todos os dias. Muitas vezes o ventilador pode dar uma ajudinha no clima utilizando menos energia.

              Evite luzes acessas durante o dia, deixe janelas e cortinas abertas, aproveite ao máximo a luz natural e quando sair do cômodo apague a luz.

              Abra porta da geladeira apenas quando for necessário, deixe o termostato sempre ajustado de acordo com a temperatura do ambiente.

              Não deixe os seus equipamentos ligados o tempo todo na tomada.

              Acumule roupas para lavar e evite ligar a máquina várias vezes para lavar poucas peças, o mesmo vale para o ferro de passar.

              Na hora do banho, deixe o chuveiro ligado apenas na hora de molhar/enxaguar o corpo e desligue quando for se ensaboar.

              A denúncia é anônima e pode ser feita através do nosso site e do aplicativo CPFL Energia, com o serviço Denunciar furto de energia. Pode ficar tranquilo, as informações são gravadas em nosso sistema de forma segura e o fornecimento dos seus dados é opcional. Em nenhum momento é divulgado quem fez a denúncia.

              Se estiver procurando o serviço agora, clique aqui.

              É comum sair de viagem e não desligar todos os aparelhos da tomada, principalmente a geladeira que representa uma parte importante do seu consumo.

              Verifique as datas da sua leitura na conta ou no site da CPFL/RGE, pode ser que sua viagem tenha ocorrido em um período curto dentro do mês de vigência. Isso acontece quando alguns dias fora de casa são próximos ao fechamento da conta e outros no início do novo período.

              Veja também: Como faço para reduzir minha conta de energia?